Entenda, de forma simples, as vantagens em se ter um projeto elétrico.

July 29, 2018

Qualquer execução de obra tem como base um projeto que já foi realizado. Isso vale também para projetos elétricos. Existem atualmente no mercado, profissionais responsáveis por projetos elétricos e profissionais responsáveis pela execução do projeto. Entenda com este texto, de uma maneira muito simples, quais são as principais vantagens em se ter um projeto elétrico.

 

 

  • Qual a finalidade de um projeto elétrico

O projeto elétrico se baseia na especificação do material a ser utilizado e da quantidade necessária, além de como serão feitas as instalações dos locais que demandam energia elétrica, isso vale para iluminação e para as tomadas.

 

  • Quem é o responsável

Qualquer projeto elétrico deve ser realizado por um profissional habilitado para esta função, projetos menores e mais simples o Técnico em Elétrica e um Engenheiro Civil podem realizar, mas para projetos maiores e com um grau de complexidade maior, existe uma exigência feita pelo CREA de que seja feito pelo Engenheiro Eletricista. Ele exige também a emissão de uma ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) para o projeto em questão. Isso se deve ao fato de se tratar de um projeto que demanda uma alta responsabilidade, afinal, se não for realizado um dimensionamento correto, acidentes como choques, curtos-circuitos, dentre outros e que podem causar prejuízo e até riscos à saúde de quem estiver presente naquela instalação.

 

  • Principais vantagens

Dentre as principais vantagens de se ter um projeto elétrico, cabe citar:

  1. Ter o projeto feito de acordo com as normas da NBR, evitando então que as potencias dos equipamentos sejam dimensionadas de forma incorreta, e, consequentemente possíveis gastos a mais em contas de luz;

  2. Ter a garantia que os dimensionamentos dos materiais utilizados sejam feitos com exatidão, assim, evitando possíveis gastos a mais com materiais superdimensionados;

  3. Ter a garantia de que sua casa não tenha uma instalação de forma incorreta, evitando possíveis quedas de energia vindo do desligamento de chaves no quadro geral;

  4. Ter a versatilidade de alocação dos pontos de tomadas, iluminação e condutos, de forma que alguma mudança possa ser realizada no futuro sem que o cliente saia prejudicado.

 

Podemos concluir que o projeto elétrico é de suma importância para grandes e pequenas obras, visto que ele nos fornece garantia do serviço, segurança e uma considerável economia para a execução da obra, assim, evite economizar na hora de contratar o projeto elétrico! Interessou-se pelo assunto? Entre em contato conosco, esclareça suas dúvidas e faça hoje mesmo seu orçamento gratuito!

 

 

 

Fabrício da Silva Vieira Campos

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Arquivo
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

© 2019 Ejel - Consultoria e Projetos Elétricos Jr.