SPDA: descubra sua importância e quando é utilizado.

July 17, 2018

O Brasil atualmente é um dos países com maior incidência de descargas atmosféricas por ano no mundo. Uma descarga atmosférica provoca uma corrente elétrica de imensa intensidade, gerando grandes riscos para a instalação elétrica da edificação ou para as pessoas que se encontram no local. Descubra agora, o que é o sistema de proteção contra descargas atmosféricas e em quais situações o seu uso é obrigatório.

 

  • O que é o SPDA

O SPDA, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, serve para proteger as pessoas, residências, prédios e antenas das descargas atmosféricas.

Esse sistema é composto por dispositivos que são instalados nos pontos mais altos da edificação e ligados diretamente ao aterramento por condutores. Com isso, por ser um caminho que não apresenta grandes dificuldades para a passagem de corrente, ele irá conduzir toda essa descarga para o aterramento, evitando que esta atinja pessoas ou equipamentos presentes no local.

  • Situações em que a instalação é obrigatória

O SPDA é uma exigência do corpo de bombeiros nas seguintes situações:

- Subestações de energia;

- Prédios com mais de 30m de altura ou 25m se forem isolados;

- Edificações com mais de 1.500m2 de área construída;

- Locais onde passam muitas pessoas;

- Depósitos e fábricas de materiais explosivos ou inflamáveis;

Outras edificações devem ser avaliadas quanto a necessidade da instalação do SPDA, principalmente ambientes com uma alta incidência de descargas atmosféricas ou locais que apresentam perigo de explosão, como postos de combustível.

  • Laudo de SPDA

O laudo de SPDA é um documento obrigatório, que só pode ser feito por um engenheiro habilitado. Nele constam informações referentes as atuais condições da instalação do SPDA e informações sobre possíveis erros.

Com o laudo SPDA é possível saber se:

- O projeto segue as normas de segurança;

- Encontra-se em bom estado;

- É inspecionado regularmente;

- Os problemas são corrigidos rápida e adequadamente.

A norma regulamentadora NR10 estabelece que todo estabelecimento que tenha potência instalada superior a 75KW, deve possuir e manter o prontuário das instalações elétricas (PIE). Dentro desta documentação deve conter o relatório de inspeção do sistema SPDA e os aterramentos elétricos. Desta forma as empresas são responsáveis por construir e manter o sistema SPDA em funcionamento.

Como vimos, o SPDA é essencial na proteção de diversas edificações. Caso você ainda não tenha esse sistema instalado, faça conosco hoje mesmo o seu orçamento gratuito! Possui mais alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco que será um prazer ajudá-lo.

 

Fabrício da Silva Vieira Campos

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Arquivo
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

© 2019 Ejel - Consultoria e Projetos Elétricos Jr.