© 2019 Ejel - Consultoria e Projetos Elétricos Jr.

Incêndio elétrico, entenda suas causas e como evitá-lo.

June 28, 2018

Nos dias atuais, somos grandes reféns da energia elétrica, já que ela é tida como essencial em nossas vidas. Mesmo sendo tão útil para nós, ela também requer muito cuidado, visto que alguns pequenos deslizes podem causar grandes acidentes com vítimas que podem ser fatais.

Entre esses grandes acidentes temos o incêndio elétrico, que nada mais é que um incêndio gerado por equipamentos que utilizam eletricidade para seu funcionamento. São diversas as causas para um incêndio elétrico, descubra agora, de forma muito simples, quais são e como contorná-las.

 

  • Possíveis causas para um incêndio elétrico

 

São muitas as possíveis causas para um incêndio elétrico. Entre as principais causas, estão:

 

1 – Uso prolongado de eletrodomésticos

Muitos eletrodomésticos, ao serem utilizados por um longo período de tempo, apresentam superaquecimento devido a degradação do equipamento. Além do uso prolongado, fatores como poeira e umidade estão diretamente ligadas ao aquecimento desses aparelhos.

 

2 – Sujeira em tomadas e plugues

A poeira e umidade que se acumulam em plugues e tomadas são responsáveis pelos choques elétricos. Isso faz com que ocorram faíscas repetidas vezes, provocando um incêndio.

 

3 – Excesso de aparelhos ligados à uma mesma tomada

Toda tomada tem um limite máximo de potência que ela é capaz de fornecer para o equipamento. Quando ligamos diversos aparelhos em uma tomada, através da utilização de benjamins (T’s) ou extensões, podemos exceder o limite no qual a tomada foi projetada para funcionar, provocando um curto-circuito.

 

4 – Uso de aparelhos com seus cabos enrolados

Ao utilizar equipamentos com seus cabos enrolados, estamos limitando a passagem de corrente elétrica em seus cabos. Essa limitação provoca um superaquecimento dos cabos e consequentemente, o derretimento do material no qual este é revestido. O derretimento dos cabos gera um curto-circuito, que pode culminar em um incêndio.

 

 

  • Como se prevenir

 

Como são diversas as causas de um incêndio elétrico, são diversas também as formas de prevenção do mesmo. Separamos para você as principais, são elas:

 

1 – Evite deixar aparelhos que apresentam aquecimento ligados por muito tempo

Além de evitar o uso prolongado, evite também deixar objetos inflamáveis próximos a esses aparelhos que apresentam aquecimento.

 

2 –Ligue os equipamentos na tomada correta

Alguns equipamentos demandam uma corrente elétrica maior para o seu funcionamento, necessitando de uma tomada diferente. Evite também, alterar a configuração da entrada dos cabos, visto que isso pode alterar o seu funcionamento.

 

3 – Confie em um profissional

Energia elétrica é um assunto que requer muita atenção e cuidado. Por isso, ao perceber a necessidade de algum serviço, contate profissionais experientes para que você e sua instalação elétrica fiquem seguros.

 

4 – Faça a manutenção constante das instalações elétricas

Em instalações elétricas antigas, podem ocorrer a degradação dos cabos. Logo, verifique se não há cabos desencapados ou que não suportem a corrente elétrica que passa por eles.

 

5 – Faça um projeto elétrico

Todo bom projeto elétrico deve ser acessível, flexível e confiável. Ao atender as normas de instalações elétricas vigentes, o projeto elétrico estaria trazendo um número de tomadas que se adeque às necessidades do cliente, evitando o uso de T’s e extensões, bem como o dimensionamento correto das tomadas, visando atender o aparelho que será conectado a ela, evitando sobrecarga.

 

Vimos que algumas atividades podem nos afastar de enormes riscos. Caso você perceba que seu disjuntor está desarmando constantemente, ou algum aparelho desliga subitamente, entre em contato conosco que será um prazer atendê-lo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Arquivo
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square