Projeto Luminotécnico, entenda um pouco mais a respeito

October 18, 2017

Na hora de construir uma casa a última coisa que pensamos é no projeto luminotécnico, porém, as escolhas das lâmpadas e os pontos de localização são capazes de valorizar o ambiente, bem como ajudar na economia da conta de luz. É importante salientar que a iluminação deve se adequar ao cômodo e não ao contrário. Por exemplo, na cozinha é necessário enxergar com precisão os alimentos, por isso utilizar lâmpadas com grande Índice de Reprodução da Cor é o mais indicado.

 

Em nada adianta ousar na pintura da parede se a lâmpada escolhida interferir na cor final. Um cômodo azul com lâmpadas amarelas pode dar impressão de paredes verdes. A iluminação ambiente deve ornar, bem como ser funcional. Na imagem abaixo podemos perceber o efeito de iluminação necessário para cada ambiente levando em conta o aspecto funcional de cada um. Em destaque, a sala de jantar possui um foco de luz em cima da mesa, e ao redor uma penumbra, dando um ar intimista e romântico.

Ao lado, encontra-se a sala de estar, a iluminação deve ser agradável e aconchegante. A iluminação focada, proporcionada principalmente pelas lâmpadas de LED, deve ser feita com cautela de modo a não atrapalhar a imagem da televisão. O home-office, ao fundo, precisa ser bem iluminado, porém é preciso cuidado para não ofuscar a tela do computador e deixar o ambiente cansativo.

 

Por fim, a iluminação interfere na maneira como vemos e sentimos o ambiente. Escolhida de forma correta pode destacar a decoração proporcionando os efeitos desejados, ampliar espaços e trazer conforto visual.

 

Dica extra: Para economizar energia dê preferência a paredes claras. Evite pintar o teto com cores escuras, pois isso exige mais luz para compensar a profundidade do tom, ocasionando um aumento no consumo de energia, e podendo até aumentar a temperatura do ambiente.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Arquivo
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

© 2019 Ejel - Consultoria e Projetos Elétricos Jr.