© 2019 Ejel - Consultoria e Projetos Elétricos Jr.

Disjuntores DR: entenda a utilidade desses dispositivos

August 23, 2017

Quando o assunto é corrente elétrica, é comum a palavra ‘proteção’ estar associada. Isto se deve ao fato de que a corrente é um fenômeno físico muito imprevisível, e qualquer alteração em uma instalação elétrica pode levar a resultados catastróficos, se não estiver bem protegido. Como diz o velho ditado popular, “todo cuidado é pouco”. Por isso, é de suma importância haver dispositivos de seccionamento automático de circuitos de energia. Entre os principais deles estão os Dispositivos DR (Diferencial Residual), também chamados de IDR (Interruptor Diferencial Residual). Geralmente estes dispositivos são comercializados juntamente com os disjuntores comuns de proteção a sobrecarga e curto-circuito, resultando assim nos Disjuntores DR.

 

 

O que é?

 

Um Disjuntor DR detecta fugas de corrente, ou vazamento de energia dos condutores, que os disjuntores comuns não são capazes de detectar. Essas correntes possuem pequena intensidade (na faixa de mili-Ampére), porém pode trazer grande dano ao corpo humano, por exemplo. A fuga pode ocorrer quando uma pessoa ou animal toca um condutor eletricamente carregado ou em algo que se tornou um condutor acidentalmente. Imediatamente, o disjuntor desarma o local em que está acontecendo o problema, evitando assim que o mesmo sofra um choque elétrico.

 

 

Como funciona?

 

O Dispositivo DR mede durante todo o tempo a soma vetorial das correntes através de um núcleo toroidal, onde são enrolados os condutores a serem monitorados. Quando a corrente que entra for igual a corrente que sai, o dispositivo permanece armado. Porém, se a corrente que sair for menor que a que entrou, o dispositivo entende que houve uma fuga elétrica. Então outro ponto do dispositivo amplifica o sinal para comparar o valor da corrente de fuga com o valor da corrente de projeto do DR. Caso for maior, o DR desarma e bloqueia a passagem de corrente em todo o circuito. Este valor de corrente gira em torno de 30 mA para proteção pessoal, de materiais e contra contato direto de componentes ativos, sendo considerado de alta sensibilidade.

 

 

É obrigatório?

 

A partir de 1997, através do item 5.1.3.2.2 da norma NBR 5410, tornou-se obrigatório a utilização de Dispositivos DR nos seguintes casos:

a) os circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais contendo banheira ou chuveiro;

b) os circuitos que alimentem tomadas de corrente situadas em áreas externas à edificação;

c) os circuitos de tomadas de corrente situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos no exterior;

d) os circuitos que, em locais de habitação, sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens;

e) os circuitos que, em edificações não-residenciais, sirvam a pontos de tomada situados em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e, no geral, em áreas internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens.

 

A Norma também obriga o uso em tomadas com corrente nominal superior a 32A.

Os Dispositivos DR podem ser aplicados por ponto, em circuitos, ou até grupos de circuitos, mas nunca associado ao Disjuntor Geral, pois o objetivo sempre é saber em qual ponto há a fuga de corrente.

 

 

Quais são as vantagens?

  • O dispositivo é extremamente simples e barato, além de ser facilmente instalado diretamente no quadro de distribuição de energia elétrica;

  • Previne-se a incidência de incêndios;

  • Evita a ocorrência de curto-circuito e perda de energia, salvando-se do aumento de consumo

  • Previne-se choques elétricos, que, dependendo da intensidade e do trajeto da corrente no corpo, poderiam causar espasmos musculares, paralisia muscular parcial ou total, queimaduras, convulsões, parada respiratória, parada cardíaca e até a morte.

 

Resumindo, os Dispositivos DR são fáceis, estão de acordo com a Norma de segurança, e permite um aumento considerável na segurança da instalação elétrica beneficiada, trazendo maior conforto e comodidade.

 

Ainda tem dúvidas em relação ao funcionamento desse e de outros dispositivos elétricos? Entre em contato conosco!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Arquivo
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square